sábado, 28 de junho de 2014

Lições de sábado 138


A emoção é o sinal de que percebemos que estamos diante de algo que sabemos o que é embora não compreendamos. Compreender não é sentir. Não é emoção. A razão tenta aprender com a emoção e manipulá-la. Tenta racionalizar o sentimento. Embora conheçamos nossas reações, há reações que não compreendemos, nem que as analisemos profundamente. Analisar é racionalizar a emoção. E a emoção não admite racionalizações. O que é emoção brota imediatamente ao sentimento de uma parte de nós que não pensa, só sente. Se eu sinto sem pensar, então eu sei sem ter motivo, apenas sei. Se eu penso, não sinto, só penso. As lágrimas são emoção entendida pela parte de nós que não pensa. Se eu sinto, e a emoção é forte demais para ser contida, eu choro, e o choro é o primeiro sinal de que alguém dentro de nós entendeu, mesmo sem saber o quê, nem por quê.


22/06/2014 - 2h36 Para Hariklia Papapetrou, que sempre espera pelas Lições de sábado. Obrigada, querida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário