quarta-feira, 8 de maio de 2013

Lições de sábado 64

Edouard Manet esteve no Rio de Janeiro entre 1848-1849 e a José Olympio Editora publicou a 2a. edição das Cartas da Juventude de Manet descrevendo sua estada com ilustrações que fez da cidade. Eu estava atrás desse livro há 10 anos, desde que o vi na Livraria Susanne Bach, como livro raro. Reencontrei-o na Livraria da Travessa há duas semanas, e matei minhas saudades desse pintor que não é tão conhecido como seu contemporâneo Monet, mas que o influenciou. O livro é uma preciosidade. Fala de um Rio de meados do século XIX, com o imperador recém-coroado em 1841, com 23 anos, a mesma idade do pai quando declarou a Independência. Essas sincronicidades formam o meu espírito e me dão a certeza de que há uma ordem nas coisas, mesmo que eu não a veja. 

5/05/2012 - 12h  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário