quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Lições de sábado 108

Eu sempre lembro do meu professor de História Geral, Heródoto Barbeiro, no cursinho do Objetivo, em 1976, falando da Alemanha do pré-guerra: "E a república?" "Vai mar... Vai mar..." Hoje ele é jornalista de um telejornal, e de todos os professores e todas as aulas durante aquele semestre, só me lembro das dele. Deve haver um bom motivo para isso. A pixação da estátua de CDA me deixou indignada. Como dizia meu avô Trajano de Barros Camargo, no mundo há gente para tudo e ainda sobra gente para mascar fumo. Ele tinha razão. Uma das razões é não ter noção nem perspectiva histórica. Sem saber quem é Drummond, pixa-se a estátua dele ou arrancam seus óculos. "É necessário ter-se uma visão histórica para não se ter uma visão histérica". Quem disse essa frase, Roberto Campos, nosso eterno Bobby Fields, sabia o que estava dizendo. O que nos leva de volta às minhas aulas de História com Heródoto Barbeiro, jornalista, historiador, professor e advogado, nascido em 1946. Deve ser por isso que eu gostava tanto das aulas dele: por prezar a história contemporânea que ele lecionanva, tanto ele quanto o professor de História do Brasil. Quem pixou a estátua de Drummond deve ter sido reprovado em História e em todas as matérias que cursou, incluindo a de civilidade. Deixem em paz as estátuas. Elas estão lá para nos lembrar quem eles foram, e não para serem agredidas nem depredadas. Drummond escreveu "Papai Noel às avessas" por um bom motivo. Ele sabia que há pessoas que andam para trás.

25/12/2013 - 18h26

Nenhum comentário:

Postar um comentário