sexta-feira, 24 de julho de 2015

Lições de sábado 219

Para que serve o escritor?

O escritor inspira aqueles que o leem a viver melhor. A conhecer melhor os seus sentimentos. A entender melhor os seus pensamentos. A definir o que que querem dizer com suas palavras. Anne Morrow Lindbergh, de quem lancei recentemente o seu "O Unicórnio e outros poemas", tem poemas que servem de modelo para atitudes nevrálgicas na minha vida. Seu poema "Até mesmo", quando ela diz "Aquele que eu amo/ desejo que seja livre/ - até mesmo de mim" traçou uma direção em minha vida. Eu não saberia amar de outra forma, senão como Anne a definiu. Então, eu aprendi a amar a partir desse poema quando o li aos 18 anos de idade. Evidente que não é um aprendizado instantâneo e, como a palavra diz, é um aprendizado lento, algo que se faz por etapas, aprendendo a libertar aqueles que amamos de nós mesmos. E assim são todos os escritores, nos ensinando que "poesia é paisagem", como diz Fernando Pessoa, que "é preciso continuar, apesar de", como diz Clarice Lispector, que "o  essencial é invisível para os olhos. Só se vê bem com o coração", como diz Saint-Exupéry, e "vossos filhos não são vossos filhos", como diz Khalil Gibran. Foi com escritores como esses e outros que conduzi minha vida. E tudo que aprendemos com aqueles que escrevem torna-se essencial para nós. Viva os escritores hoje e sempre. 

25/07/2015 - 01h01 - Dia do Escritor 

Máquina de escrever de Anne Morrow Lindbergh


Nenhum comentário:

Postar um comentário